A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), por meio do Departamento de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), vem realizando, desde o ínicio do mês de maio, a Operação Caminhos Seguros 2025, ação integrada de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, com atuação em todas as regiões do Estado. A iniciativa consiste em medidas repressivas, preventivas e educativas, visando garantir maior proteção às vítimas e responsabilização dos autores.
A operação tem como foco principal combater crimes contra a liberdade sexual envolvendo menores de 18 anos. As ações estão acontecendo em áreas urbanas e zonas rurais de maior vulnerabilidade social, com especial atenção ao Agreste e às Zonas da Mata Norte e Sul.
Entre as medidas adotadas estão o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão, instauração e conclusão de inquéritos policiais, aplicação de medidas protetivas, atendimento especializado às vítimas nas delegacias, e encaminhamento à rede de proteção. A operação também conta ações de fiscalização em bares, boates e casas noturnas.
Além da repressão, o trabalho do DPCA na Operação Caminhos Seguros também investe em ações educativas e preventivas, como palestras em escolas estaduais, capacitações para profissionais da segurança, saúde e educação, e distribuição de material informativo à população.
Para o diretor do DPCA, delegado Darlson Freire, a ação representa um avanço no enfrentamento desse tipo de crime. “Estamos atuando de forma coordenada e estratégica para romper o ciclo da violência sexual contra crianças e adolescentes. Nosso objetivo é proteger as vítimas, responsabilizar os autores e conscientizar a sociedade de que esse tipo de crime não pode ser tolerado”, afirmou.
Todas as delegacias da Polícia Civil de Pernambuco estão mobilizadas para intensificar diligências, apurar denúncias recebidas por canais como o Disque 100, Conselhos Tutelares e a Ouvidoria da SDS, além do número exclusivo do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA): 81 3184.3579.
A Operação Caminhos Seguros 2025 reforça o compromisso de Pernambuco no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, unindo investigação, prevenção e acolhimento como eixos centrais da atuação.