Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Salgueiro, realizada nesta quarta-feira (02/07), o vereador e professor Agaeudes Sampaio fez um pronunciamento firme em defesa da atual gestão municipal e contra os ataques da oposição. Ele iniciou parabenizando o presidente da Casa, Léo Parente, pela reforma do plenário e recitou um verso do poeta popular Patativa do Assaré.
Agaeudes criticou ex-gestores que, segundo ele, agora demonstram “imensa saudade do poder” e só passaram a conhecer os problemas do município após deixarem os cargos. Ele destacou que, ao contrário de discursos repetidos, tem atuado com foco em soluções, buscando recursos para posicionar Salgueiro como cidade protagonista na região.
O vereador também condenou tentativas de desmerecer os artistas locais, afirmando que é injusto sugerir que eles não são capazes de comandar sequer um dia de festa. Para ele, é preciso valorizá-los não apenas com espaço nos eventos, mas com reconhecimento financeiro e pessoal.
Durante sua fala, apresentou um documento de outubro de 2024, no qual solicitava à empresa Limpax medidas como a suspensão da coleta de resíduos da construção civil, pintura de guias, poda de árvores e limpeza de canais ações que, segundo ele, têm sido descontinuadas propositalmente pela oposição. Agaeudes acusou o PSB de interromper serviços e responsabilizar terceiros, prática que, segundo ele, é recorrente.
O vereador ainda lembrou que a gestão anterior deixou um rombo financeiro e equipamentos públicos sucateados, como ambulâncias e máquinas. Questionou como se pode esperar que problemas acumulados ao longo de anos sejam resolvidos em poucos meses.
Agaeudes reforçou a necessidade de continuar cobrando ações concretas, mas com responsabilidade e compreensão dos desafios enfrentados pela atual administração. Citou a Conferência Municipal da Cidade, onde foi debatida uma política de desenvolvimento urbano, e destacou que foi consenso entre os participantes que os problemas já existiam há anos, mas agora começam a ser enxergados com mais clareza inclusive por quem já teve oportunidade de resolvê-los.
Encerrando sua fala, o parlamentar desmentiu os boatos sobre uma suposta troca do IML de Salgueiro, classificando a informação como mentira e lembrando que esse tipo de mudança era comum no governo anterior. Ele fez um apelo por responsabilidade na comunicação com a população, para que se evite a propagação de desinformações e se fortaleça o verdadeiro protagonismo de Salgueiro.