noticias885 Seja bem vindo ao nosso site Francisco Brito!

Política

Justiça determina liberação de recursos à Câmara de Verdejante e advogado anuncia pedido de afastamento do prefeito Xicão Tavares

Publicada em 02/07/2025 às 10:43h | Por Francisco Brito  

Compartilhe nas redes sociais
LG Motos Peças no bairro do Divino Espírito Santo em Salgueiro
Casa do crédito

Justiça determina liberação de recursos à Câmara de Verdejante e advogado anuncia pedido de afastamento do prefeito Xicão Tavares


Justiça determina liberação de recursos à Câmara de Verdejante e advogado anuncia pedido de afastamento do prefeito Xicão Tavares

Na manhã desta quarta-feira (2), o advogado Verlano Medeiros teve um despacho com o juiz Eduardo, no Fórum da Comarca de São José do Belmonte, responsável pelas ações judiciais do município de Verdejante. Durante o encontro, o magistrado determinou a liberação total dos valores depositados pela Prefeitura de Verdejante em juízo, no processo movido pela Câmara Municipal, que exige o reajuste do valor do duodécimo, incluindo o percentual de 7% do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

De acordo com o advogado Verlano, os valores deverão estar disponíveis ainda hoje (quarta-feira) na conta da Câmara de Vereadores de Verdejante.

Prefeito pode ser afastado por improbidade administrativa

Além da questão do duodécimo, o advogado afirmou ao Blog do Silva Lima que irá se reunir com o Ministério Público ainda hoje para apresentar uma queixa-crime contra o prefeito Xicão Tavares, por uso indevido de recursos do FUNDEB. Segundo Verlano, o próprio prefeito gravou um vídeo admitindo ter retirado verba da educação para realizar o repasse à Câmara, o que configura crime de improbidade administrativa.

Ainda segundo Verlano, que é juiz aposentado, o Ministério Público deverá requerer o afastamento do prefeito pelo prazo de até 180 dias, enquanto ocorrem as investigações. Nesse período, o vice-prefeito Rosivaldo Bezerra deverá assumir a gestão municipal. Se ao fim do processo o prefeito for considerado inocente, poderá retornar ao cargo. Caso contrário, será afastado em definitivo, com Rosivaldo permanecendo até o fim do mandato.

 “Não cabe afastamento da chapa majoritária e nem se trata de crime eleitoral, portanto não se discute inelegibilidade nesse caso”, esclareceu o advogado Verlano Medeiros.

A reportagem segue acompanhando os desdobramentos desse caso, que pode impactar diretamente o cenário político-administrativo do município de Verdejante.




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca Francisco Brito
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Visitas: 2256676 Usuários Online: 379
Copyright (c) 2025 - Francisco Brito - DRT 7339/PE. Blog do Francisco Brito. A Fonte de Informação Abrangente do Sertão de Pernambuco e o Nordeste. Em Salgueiro no Sertão de Pernambuco, tem o Blog Francisco Brito, um portal de Notícia Polícias, Políticos, política, Economia, Esporte.