noticias845 Seja bem vindo ao nosso site Francisco Brito!

Política

Câmara de Vereadores de Salgueiro abre espaço para esclarecimentos sobre polêmica envolvendo circo e criança autista

Publicada em 28/02/2024 às 20:23h

Por Francisco Brito


Compartilhe
Compartilhar a noticia Câmara de Vereadores de Salgueiro abre espaço para esclarecimentos sobre polêmica envolvendo circo e criança autista  Compartilhar a noticia Câmara de Vereadores de Salgueiro abre espaço para esclarecimentos sobre polêmica envolvendo circo e criança autista  Compartilhar a noticia Câmara de Vereadores de Salgueiro abre espaço para esclarecimentos sobre polêmica envolvendo circo e criança autista

Link da Notícia:
Clécio do Gás
Technobytes

Câmara de Vereadores de Salgueiro abre espaço para esclarecimentos sobre polêmica envolvendo circo e criança autista
 (Foto: Câmara municipal de Vereadores de Salgueiro )

 

Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (28), a Câmara de Vereadores de Salgueiro abriu o espaço da Tribuna Livre para esclarecimentos sobre uma polêmica envolvendo o circo que está instalado na cidade e uma criança autista, excluída de uma dinâmica em espetáculo do último fim de semana. Falaram no microfone da casa legislativa, o proprietário do circo, Robson Brandão, e a mãe da criança atípica, a médica Noyla Denise.

Robson esclareceu que o filho dele, um adolescente de 14 anos que atua como palhaço no circo, não deixou a criança autista participar da brincadeira na intenção de protegê-la de um eventual acidente, já que a dinâmica envolvia cães caracterizados de leões. “Dizem que a criança autista quando você fala uma coisa, ele acredita. E quando se fala ‘agora vêm para vocês os leões’, então ele iria pensar que eram leões [de verdade] e iria dar um pulo do palco e poderia se machucar”, explicou.

O artista circense pediu desculpas pelo ocorrido e que as pessoas tenham mais calma, cessando os ataques e mobilizações de boicote contra o circo. Disse ainda que essa situação é muito desgastante e poderia ser resolvida com diálogo. Também afirmou que o filho dele ficou traumatizado com toda essa situação e anunciou um espetáculo grátis nesse domingo, especialmente para crianças autistas, com a turma de Disney.

A mãe do garoto autista também falou na tribuna. Emocionada, expôs que ficou muito feliz ao ver o filho vencer a timidez e subir ao palco do circo, mas saiu de lá triste com o que aconteceu. Ela isentou o palhaço adolescente de culpa sobre o fato e atribuiu a exclusão do filho à falta de preparação para a interatividade com pessoas atípicas. “Meu filho foi excluído de uma brincadeira por falta de preparo. Se aquele adolescente, ele estava ali no palco para brincar com crianças, tem por obrigação de saber lidar com qualquer tipo de criança”, afirmou. 

A mãe também fez um apelo aos vereadores para que haja uma maior conscientização sobre a inclusão social no município. “O que vocês vão fazer por a gente? A gente merece respeito, nossos filhos merecem inclusão. Eu só estou pedindo a vocês, como nossos representantes, que não deixem que isso aconteça. Vamos incluir, vamos exigir! Eu não quero punir circo, eu não quero processar circo, eu não quero agredir ninguém [...]. Eu quero inclusão. Eu quero que vocês cobrem do próximo circo, que inclua essas crianças”, apelou.

Os vereadores se sensibilizaram com os dois lados da história e se colocaram à disposição para reforçar as políticas de inclusão social em Salgueiro.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 545153
Usuários Online: 6
Copyright (c) 2024 - Francisco Brito - DRT 7339/PE. Blog do Francisco Brito. A Fonte de Informação Abrangente do Sertão de Pernambuco e o Nordeste. Em Salgueiro no Sertão de Pernambuco, tem o Blog Francisco Brito, um portal de Notícia Polícias, Políticos, política, Economia, Esporte.