noticias739 Seja bem vindo ao nosso site Francisco Brito!

Política

Cautelar determina regularização do lixo em Carnaubeira da Penha no Sertão de PE

Publicada em 18/01/2024 às 16:58h

Por Francisco Brito


Compartilhe
Compartilhar a noticia Cautelar determina regularização do lixo em Carnaubeira da Penha no Sertão de PE  Compartilhar a noticia Cautelar determina regularização do lixo em Carnaubeira da Penha no Sertão de PE  Compartilhar a noticia Cautelar determina regularização do lixo em Carnaubeira da Penha no Sertão de PE

Link da Notícia:
Clécio do Gás
Technobytes

Cautelar determina regularização do lixo em Carnaubeira da Penha no Sertão de PE
 (Foto: Foto lixão de Carnaubeira da Penha )

Uma medida cautelar (processo nº 23101086-2) emitida pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Neves, determinou ao prefeito da cidade de Carnaubeira da Penha, Elizio Soares Filho, que adote medidas no sentido de regularizar o descarte dos resíduos sólidos do município, e providencie a destinação ambientalmente adequada do material.

A cautelar se baseou no relatório feito pela equipe de auditoria da Gerência de Estudos e Suporte à Fiscalização do Tribunal, que identificou irregularidades no descarte dos resíduos. Em vez de seguir para o aterro sanitário de Salgueiro, estavam sendo despejados no terreno onde funcionava o antigo lixão, com possibilidade de reativação do local.

 

Diante dos fatos, o conselheiro, que é relator dos processos do município, emitiu a cautelar com as determinações, orientando o prefeito ainda a isolar e recuperar a área degradada, identificando o local como impróprio para depósito de lixo.

O descarte irregular do lixo representa uma ameaça à saúde da população e ao meio ambiente. O Tribunal de Contas, desde 2014, vem atuando, e orientando os prefeitos, para que utilizem os aterros sanitários. O trabalho, feito em parceria com outros órgãos e instituições, levou Pernambuco a alcançar um marco histórico, a eliminação dos lixões a céu aberto em todos os 184 municípios.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 18/01/2024




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Manoel micia Gonçalves Pereira

18/01/2024 - 21:48:58

É sempre bom a orientação ambientalista até por causa do lençol freiatos


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 545204
Usuários Online: 10
Copyright (c) 2024 - Francisco Brito - DRT 7339/PE. Blog do Francisco Brito. A Fonte de Informação Abrangente do Sertão de Pernambuco e o Nordeste. Em Salgueiro no Sertão de Pernambuco, tem o Blog Francisco Brito, um portal de Notícia Polícias, Políticos, política, Economia, Esporte.