noticias734 Seja bem vindo ao nosso site Francisco Brito!

Cidade

História do rei do baião Luiz Gonzaga chega ao Sesc em Caruaru - Blog do Francisco Brito

Caruaru vai receber a última apresentação do ?Cordel Operístico Lua Alegria?

Publicada em 22/01/2024 às 11:03h

Por Francisco Brito


Compartilhe
Compartilhar a noticia História do rei do baião Luiz Gonzaga chega ao Sesc em Caruaru - Blog do Francisco Brito   Compartilhar a noticia História do rei do baião Luiz Gonzaga chega ao Sesc em Caruaru - Blog do Francisco Brito   Compartilhar a noticia História do rei do baião Luiz Gonzaga chega ao Sesc em Caruaru - Blog do Francisco Brito

Link da Notícia:
Clécio do Gás
Technobytes

História do rei do baião Luiz Gonzaga chega ao Sesc em Caruaru - Blog do Francisco Brito

 

Teatro Rui Limeira Rosal, em Caruaru, sedia o espetáculo “Cordel Operístico Lua Alegria”, neste domingo (28), às 20h. Projeto tem, ainda, workshop gratuito sobre Literatura de Cordel

Caruaru vai receber a última apresentação do “Cordel Operístico Lua Alegria” pela temporada do Janeiro de Grandes Espetáculos. A circulação do projeto acontece em parceria com o Sesc Pernambuco e incentivo do Funcultura. O espetáculo estará, neste domingo (28), no Teatro Rui Limeira Rosal, em Caruaru, às 20h. Ainda no dia, unidade vai receber o workshop gratuito “Literatura de Cordel”.

“A gente precisa falar sempre de Luiz Gonzaga. Ele é eterno pela sua representatividade cultural, importância na música, legado das obras e das parcerias que perduram”, defende Paulo. Nascido em Tabira, ele compartilha com o Velho Lua as raízes sertanejas e a forma de enaltecer e contar a vida e costumes das pessoas de forma simples e popular. Gonzaga, com a música e Paulo, com o cordel. 

E foi por meio desta linguagem literária que Paulo decidiu homenagear o cantor. Primeiro, com a produção de um cordel, que foi publicado em livro na primeira bienal do livro de Brasília em 2012. Depois, com a transformação da obra em um espetáculo, que é dirigido por Luiz Manuel, com produção geral de Pedro Castro. 

No palco, voz, sanfona, violoncelo, viola, percussão e flauta acompanham a narrativa, que, por vezes, se conectam a algumas das mais conhecidas músicas cantadas por Gonzaga. Além de Paulo Matricó e Elis Mariana, sua filha, como intérpretes, mais cinco músicos compõem a peça, que aposta nas projeções de xilogravuras e imagens como cenário.

WORKSHOP – Para além de levar apresentações baseadas no cordel, a temporada de “Cordel Operístico Lua Alegria” se propõe a estimular a aproximação, entendimento e produção da linguagem popular. Por isso, a temporada inclui, ainda, a realização de workshops gratuitos sobre literatura de cordel. Em Caruaru, a formação vai acontecer também no domingo (28), mas no período da tarde, às 15h. Voltada para pessoas interessadas no assunto e com idade acima dos 10 anos, o encontro vai falar sobre a história do cordel, principais autores e referências, construção de narrativa, processos criativos, declamações e leituras. Serão até 30 participantes, e as inscrições acontecem no Sesc Caruaru.

Programação – “Cordel Operístico Lua Alegria”

28/01: Teatro Rui Limeira Rosal (Sesc Caruaru)

15h – workshop Literatura de Cordel

20h - espetáculo 

Endereço: Rua Rui Limeira Rosal, s/nº, Petrópolis

Entrada: R$ 30 inteira; R$ 15 meia-entrada




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 384530
Usuários Online: 10
Copyright (c) 2024 - Francisco Brito - DRT 7339/PE. Blog do Francisco Brito. A Fonte de Informação Abrangente do Sertão de Pernambuco e o Nordeste. Em Salgueiro no Sertão de Pernambuco, tem o Blog Francisco Brito, um portal de Notícia Polícias, Políticos, política, Economia, Esporte.