
A Polícia Federal, por meio da Delegacia em Salgueiro/PE, intensificou as ações de identificação e erradicação de plantios de maconha no Sertão pernambucano. As operações fazem parte das estratégias da Coordenação-Geral de Repressão a Drogas, Armas, Crimes Contra o Patrimônio e Facções Criminosas (CGPRE), vinculada ao órgão central da PF em Brasília/DF, com apoio da Superintendência Regional em Pernambuco.
Entre os dias 9 de setembro e 21 de outubro de 2025, a PF erradicou e destruiu 286 mil pés de maconha distribuídos em 49 plantios. Segundo estimativas, a droga poderia render cerca de 95 toneladas de maconha pronta para consumo caso fosse colhida e prensada.
Os plantios foram localizados por meio de levantamentos de inteligência realizados pela PF nos municípios de Salgueiro, Cabrobó, Orocó, Belém do São Francisco, Santa Maria da Boa Vista, Betânia, Floresta, Ibimirim e Carnaubeira da Penha, no Sertão de Pernambuco.
A operação contou com o apoio da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE), com a participação de policiais civis, militares, bombeiros e penais, além de uma aeronave do Grupo Tático Aéreo (GTA/SDS). As ações foram realizadas por meio de incursões terrestres e fluviais, utilizando botes infláveis para alcançar áreas de difícil acesso.
De acordo com a PF, o monitoramento do ciclo produtivo da cannabis é fundamental para impedir a secagem e comercialização da droga. As ações consecutivas de erradicação têm contribuído para reduzir a produção no Sertão, o que tem levado ao aumento das apreensões de maconha vinda do Paraguai, em razão da escassez do produto local.
Com essas operações, a Polícia Federal reforça o combate ao tráfico e reduz o abastecimento dos pontos de venda, impactando diretamente na diminuição da violência, como homicídios, furtos, roubos e disputas por território.
Resultados recentes das operações de erradicação
2022
1.604.000 pés de maconha erradicados
320 toneladas de droga deixaram de ser produzidas
5 toneladas apreendidas prontas para consumo
320 plantios destruídos
2023
618.000 pés de maconha erradicados
124 toneladas de droga deixaram de ser produzidas
168 plantios destruídos
2024
1.372.000 pés de maconha erradicados
475 toneladas de droga deixaram de ser produzidas
260 plantios destruídos