A saúde é um dos principais problemas de Salgueiro na atualidade. Isso é o que aponta uma pesquisa quantitativa realizada no município entre os dias 2 e 3 de dezembro. Na sondagem sobre a atual administração municipal e o futuro governo foram entrevistadas 400 pessoas, tanto na zona urbana quanto na rural.
Quando indagados sobre qual o maior problema de Salgueiro hoje, 12,8% responderam que é a saúde, o que abrange os postos de saúde. As pessoas ouvidas na pesquisa ainda apontaram essa área como o principal desafio do futuro governo de Fabinho Lisandro e Emmanuel Sampaio, com índice de 21,1%.
Os dados refletem a insatisfação da população do município com esse importante setor da administração municipal, marcado por problemas ao longo da gestão de Marcones Sá, que chega ao fim com alta taxa de desaprovação.
Falhas graves marcaram a saúde no município nos últimos 4 anos, como o descarte de milhares de medicamentos e mais recentemente a suspensão dos leitos de retaguarda do Pronto Socorro São Francisco por falta de pagamento. Além disso, o TFD foi alvo de uma operação da Polícia Federal, que teve grande repercussão.
Conforme apontado na pesquisa, a saúde será um dos maiores desafios da gestão Fabinho, que começa em 1° de janeiro de 2025. O futuro prefeito e a nova secretaria de Saúde, Claudia Pereira, deverão colocar "a casa em ordem", procurando ouvir e atender as demandas populares. Uma tarefa árdua, mas exequível com planejamento.