noticias917 Seja bem vindo ao nosso site Francisco Brito!

Caso de Polícia

Mais de 266 toneladas de excesso de carga são apreendidas PRF nas últimas 48h em Ouricuri

O melhor site polícial de Salgueiro e região Blog do Francisco Brito

Publicada em 26/01/2024 às 22:58h | Por Francisco Brito  

Compartilhe nas redes sociais
LG Motos Peças no bairro do Divino Espírito Santo em Salgueiro
Casa do crédito

Mais de 266 toneladas de excesso de carga são apreendidas PRF nas últimas 48h em Ouricuri
 (Foto: PRF Ouricuri )


 

A Policiai Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 266 toneladas de excesso de peso nas últimas 48 horas durante fiscalização na BR-316, em Ouricuri, no Sertão de Pernambuco. Os flagrantes foram feitos por agentes do Grupo de Fiscalização de Trânsito (GFT), especialistas que atuam na região.

O excesso estava distribuído em seis veículos, sendo as cargas gipsita, calcário e grãos de milho. Eles foram autuados por excesso de peso, um total de 266 toneladas. As cargas de gipsita tinham como destino o estado da Bahia e o milho a cidade de Altinho/PE. Além disso, dois dos caminhões estavam em desacordo com o uso do Arla 32, reagente obrigatório que diminui a emissão de gases nocivos ao meio ambiente e saúde humana.

Entenda os problemas gerados pelo o excesso de peso em veículos:

Veículo não está equipado/apto para lidar com peso extra: o excesso de carga pode comprometer a mecânica do veículo, assim como a capacidade de frenagem, pneus, direção e na hora de manobrar. Além de criar uma tensão adicional nas peças, motor e eixos.

Maior gasto de combustível: Para carregar o peso em excesso, o veículo terá que fazer mais rotações, sendo preciso levar em consideração a velocidade mais baixa, que implica em um gasto maior de combustível. O impacto gerado também é financeiro e ambiental.

A conservação das estradas também são afetadas pelo peso dos veículos: Isso ocorre porque com o sobrepeso no solo, há o desgaste e degradação da pista como consequência pela má divisão do peso nos eixos. Este dano prejudica todos que circulam pela via, incluindo prejuízos financeiros por parte dos órgãos público.?

Acidentes: O excesso de peso pode provocar tombamentos durante o percurso. Além disso, com o aumento excessivo, o controle sobre o veículo também se torna uma dificuldade visto a própria condução mais pesada. O grande motivo por trás dessa situação é o efeito da sobrecarga sobre os freios do caminhão, que provoca uma instabilidade considerável. A partir disso, desviar de obstáculos, ou até mesmo de outros carros, se torna um processo mais lento e que, muitas vezes, resulta em acidentes.

ESTATÍSTICAS – Somente nesses primeiros dias de 2024, a PRF flagrou o transporte de 313 toneladas de excesso de carga em veículos que transitavam em rodovias federais pernambucanas. Em 2023, a carga excessiva somou mais de 27 mil toneladas. Desse total, 5,2 mil toneladas de excesso de peso foram registradas durante fiscalizações na circunscrição da Delegacia PRF em Salgueiro, colocando a unidade entre as mais atuantes no país nesse tipo de fiscalização.




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca Francisco Brito
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Visitas: 2199109 Usuários Online: 367
Copyright (c) 2025 - Francisco Brito - DRT 7339/PE. Blog do Francisco Brito. A Fonte de Informação Abrangente do Sertão de Pernambuco e o Nordeste. Em Salgueiro no Sertão de Pernambuco, tem o Blog Francisco Brito, um portal de Notícia Polícias, Políticos, política, Economia, Esporte.